Blog +200

Ação Social em Nova Suiça foi um sucesso!
Mais de mil pessoas participaram do evento e utilizaram os serviços oferecidos, desde regularização fundiária até corte de cabelo

06 de março de 2018

O Prefeito Renato Bravo e a coordenadora do Programa Nova Friburgo 200 anos, Cristina Bravo, comparaceram ao evento, que aconteceu de 8h às 12h na Escola São Judas Tadeu

Nova Suíça deu um banho de participação na segunda grande Ação Social do Meu bairo + 200, projeto de mobilização comunitária do Programa Nova Friburgo 200 anos, que ocorreu no dia 04 de março na Escola Municipal São Judas Tadeu e que contou com a adesão dos moradores. Mais de mil pessoas compareceram à Ação na manhã do domingo e utilizaram os serviços oferecidos pelo projeto de mobilização como corte de cabelo, oficinas de compostagem e descarte de óleo, informações sobre regularização fundiária, vacianação, atividades esportivas e de saúde, entre outras.

Ao todo, foram realizados mais de 800 atendimentos nas tendas e postos instalados na Escola. A Secretaria de Saúde focou na vacinação de idosos contra a febre amarela e aplicou 149 doses de vacinas, fora os atendimentos gerais. A Cruz Vermelha orientou a comunidade e distribuiu 320 repelentes e 240 telas de proteção contra mosquitos. Nas quatro horas de Ação, foram realizados 120 cortes de cabelo, com quatro cabelereiros voluntários. A Universidade Estácio de Sá ofereceu avaliação nutricional para aproximadamente 100 pessoas. A Secretaria de Política sobre Drogas realizou 50 atendimentos e encaminhou duas famílias para atendimento psicológico; 90% dos casos eram de mulheres preocupadas com seus filhos e ou sobrinhos.

Foram 36 atendimentos de regularização fundiária, um pedido especial do bairro; e a orientação Jurídica (Estácio de Sá) prestou 21 atendimentos. O Meu Bairro Sustentavel ministrou oficina de coleta seletiva para 55 moradores, além do atendimento ao público (não mensurado) da oficina de compostagem e ainda ofereceu 55 mudas para plantio.

A Sala do Empreendedor, a Acianf (Associação Comercial de Nova Friburgo), o Sebrea e o Muito Mais Edicação Profissional Nova Friburgo inscreveram mais de 140 novos alunos para cursos que serão gratuitamente oferecidos na comunidade durantes os três meses de atuação do Meu bairro + 200 em Nova Suiça: Panificação /Confeitaria - 40, Robótica - 43, Sustentabilidade - 06, Primeiros socorros - 28, Inclusão digital – 15, Sebrae/Sala do Empreendedor - 13. Os moradores solicitaram ainda que sejam oferecidos no bairro cursos de: secretariado/recepcionista, corte/modelagem para confecção, artesanato, manicure e desenho.

Moradora de Nova Suiça, a dona de casa Renata Sales, cortou cabelo, assim como os dois filhos e o marido, se vacinou e elogiou o evento: “Estou gostando muito”. Já Luciana de Jesus, é moradora do bairro Califórnia e aproveitou o domingo para participar da mobilização na escola dos filhos. Luciana participou de orientações sobre recilagem e levou uma muda de planta para casa: “Achei muito boas as orientações sobre o lixo e vou aplicar em casa.”, disse.

O Meu bairro + 200 leva revela a importãncia de articular o serviço público, a iniciativa privada e as intituições do município para levarem serviços e atendimentos aos bairros. O projeto mostra que a descentralização das ações no centro da cidade é muito importante, pois cria oportunidades nas comunidades.

Mais sobre o Meu bairro + 200
São Geraldo, foi o primeiro bairro a receber o projeto Meu bairro + 200, dentro do Programa Nova Friburgo 200 anos e sediou uma grande ação social no dia 1º de outubro de 2017, além de receber cursos de capacitação e outros serviços solicitados pela comunidade. A programação foi oferecida pelo Programa Nova Friburgo 200 anos e por parceiros da iniciativa privada, como a Acianf e o Sebrae, e aconteceu na Escola Municipal Nair Araújo Rodrigues. Agora, o projeto continua por três meses em Nova Suiça, com capacitação e outras ações, além de acontecer também em São Pedro da Serra e Lumiar, que devem receber Ação Social em breve.

Depoimentos

"A Associação Comercial atua no projeto ‘Meu bairro + 200’. É com muita satisfação que a Acianf participa dessa iniciativa referente ao bicentenário de Nova Friburgo. Uma ação estruturante que leva cultura, empreendedorismo e capacitação para todos os distritos é um desejo antigo de nossa entidade e é uma grande alegria fazer parte dessa realização.”

Flávio Stern
Presidente da Associação Comercial de Nova Friburgo

Mídias sociais

  • Siga-nos: