Blog +200

Colaboração é a palavra

28 de setembro de 2017

São Geraldo recebe ação mobilizadora do Meu bairro +200

O primeiro projeto do Programa Nova Friburgo 200 anos está sendo construído há meses pelo Comitê +200 e pela coordenadora e gestora ambiental Renata Rivera, que iniciou o modelo, Meu bairro sustentável, inspiração do projeto.

Domingo, dia 1º de outubro, o bairro de São Geraldo recebe a ação mobilizadora com uma grande programação que cobre sustentabilidade, educação, cultura, saúde e, principalmente, está sendo desenhada em conjunto: comunidade local, Programa Nova Friburgo 200 anos, iniciativa privada, prefeitura, através das secretarias, e entidades e associações.

Cenário de transformação

A medida que o projeto Meu bairro + 200 vá sendo implementado (ele vai ficar três meses em cada bairro), a ideia é que mais e mais parceiros e agentes multiplicadores locais apareçam. Transformamos a cidade com adesão. Legado importante é a colaboração como prática. É preciso, é prazeroso, é contagiante. E é o que já está acontecendo. Um exemplo é a notícia de o comércio local doou material para a construção de brinquedos ecológicos que o Colégio Municipal Nair de Araujo Rodrigues ( E o bairro ainda vai receber um Eco Parque, cuja planta estará disponível, mais uma vez para o conhecimento e sugestões da comunidade na açao de domingo).

As crianças tinham apenas manilhas de cimento para s brincadeiras e ganharam Eco-brinquedos criativos construídos dentro desta mobilização. Os materiais seriam descartados (muitas vezes de forma indevida) e foram 100% reaproveitados, sem custo. Foram utilizados: pneus, latões, escoras, tubos de PVC, molas de carro, garrafas e baldes. Todo o o apoio chegou do comércio local: Agenor Materiais de Construção, João Marcos da TL&L Materiais de Construção e Barroso Madeireira, junto com o Meu Bairro+20 e o ,Meu Bairro Sustentável. Está é apenas uma das pequenas ações que está criando um clima novo no bairro: colaboração e sustentabilidade já estão virando marcas.

O Meu bairro + 200 inicia com uma grande ação social no domingo, dia 1º de outubro. A programação oferecida pelo Programa e por parceiros como a Acianf, Sebrae e a universidade Estácio de Sá, acontece de 9h às 12h na Escola Municipal Nair de Araújo Rodrigues e no entorno, que sediará o futuro Eco Parque proposto pelo Meu bairro + 200. A área já passou por manilhamento, preparação e nivelamento do terreno para o evento.​

COMO FAZER

Começar pelo Meu bairro + 200 e por São Geraldo significa muito. Significa colocar em prática todo os valores do Programa: colaboração, integração, parceria, qualidade de vida, ética e respeito.

São Geraldo é o primeiro bairro a receber o projeto porque nele já existia uma iniciativa de educação ambiental, de coleta seletiva, de cuidado com o bairro. O Programa começou já se inpirando em uma ideia local, reconhecendo o trabalho já desenvolvido, que colocava em prática alguns valores e diretrizes que são os mesmos que se pretendem deixar como legado.

Depoimentos

"A Associação Comercial atua no projeto ‘Meu bairro + 200’. É com muita satisfação que a Acianf participa dessa iniciativa referente ao bicentenário de Nova Friburgo. Uma ação estruturante que leva cultura, empreendedorismo e capacitação para todos os distritos é um desejo antigo de nossa entidade e é uma grande alegria fazer parte dessa realização.”

Flávio Stern
Presidente da Associação Comercial de Nova Friburgo

Mídias sociais

  • Siga-nos: