Comitê

Bruno Villas-Boas

Secretário de Governo e da Casa Civil

É Secretário de Governo da Casa Civil e Presidente do ONG Instituto Cio da Terra. Foi sócio-diretor do Museu de Cera de Petrópolis, Diretor regional do Sesc Rio, Diretor de Produção da TV Manchete e Produtor Executivo da TV Globo.

Cristina Bravo

Voluntária - Coordenadora Geral

Cristina Valle Pinheiro Bravo é psicóloga, pós-graduada em Gestão de Negócios e Marketing, com MBA em Gestão de Serviços com ênfase em Turismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Personal and Professional Coaching pela Sociedade... Brasileira de Coaching. É Diretora executiva da KRC Consultoria e Planejamento e consultora em coaching empresarial, treinamento corporativo, estratégias e soluções de gestão. Cristina foi Diretora Geral do Centro Social da Legião Brasileira de Assistência de Nova Friburgo, e psicóloga da Prefeitura de Nova Friburgo. Foi Diretora Comercial da Kiroc Eventos e Promoções–Publicidade e Comunicação, Secretária de Turismo de Nova Friburgo e diretora de turismo da NELTUR– Niterói Empresa de Lazer e Turismo.

Loana Maia

Coordenadora Executiva

Loana Lagos Maia é professora de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua e Literatura Latinas (UFRJ), com mestrado em Língua Portuguesa e Linguística (PUC-Rio) e doutorado inconcluso em Linguística Românica (Universidade de Zaragoza)... Loana é servidora pública aposentada da UFRJ, na função de Técnica em Assuntos Educacionais. Durante o tempo de serviço público, exerceu também, em regime de cessão, funções na Prefeitura do Rio: Diretora do Departamento Cultural da Secretaria de Educação e Secretária Executiva da Comissão Carioca de Cultura, responsável pela operacionalização da Lei do ISS, vinculada à Secretaria de Cultura. Cedida ao Ministério da Cultura, exerceu o cargo de Diretora Executiva da Biblioteca Nacional. Em licença sem vencimentos na UFRJ, exerceu, por nove anos, o cargo de Gerente de Cultura do SESC Rio de Janeiro.

Alda Maria de Oliveira

Coordenadora de Meio Ambiente

Alda Maria de Oliveira é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal de Pelotas. Alda é mestre em Entomologia pela Universidade de Londres, possui especialização em Engenharia Ambiental, pela UCAM-NF. Exerceu a Chefia de Unidades de... Pesquisas Agropecuárias da EMBRAPA, em Itaguaí, RJ, da PESAGRO-RIO, em Itaguaí e Nova Friburgo; presidiu a Comissão Técnica de organização do 1º Congresso Brasileiro de Agricultura Orgânica, em 2002, em Nova Friburgo, RJ. Alda recebeu o 'Mérito em Engenharia' do CREA, em 2001 e o 'Mérito de Meio Ambiente', em 2002, em Nova Friburgo. Tem 53 trabalhos científicos publicados; trabalhou nas Secretarias de Agricultura e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo por 10 anos. É articulista do Jornal Alternativa, membro dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente e de Turismo, membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Macaé e Ostras, da Agenda 21 Local de Nova Friburgo. Atualmente trabalha na Secretaria de Governo, em Preservação e Educação Ambiental.

André Luiz Gomes

Coordenador de Projetos

Contabilista, jornalista e gestor público, especialista em Contabilidade Eleitoral e em consultoria em Tecnologias de Informação e Comunicação(TIC). André trabalha em Gestão Pública há mais de cinco anos. Atualmente é Subsecretário de Convênios e... Projetos atuando como Gestor do EGCP (Escritório de Gerenciamento de Convênios e Projetos da Prefeitura de Nova Friburgo); é também, Conselheiro da Companhia de Desenvolvimento de Maricá. Nascido em Brasília, morou, trabalhou no setor privado e teve a maior parte de sua formação na cidade de São Paulo e escolheu Nova Friburgo para morar.

Luiz Fernando Folly

Presidente da Fundação D. João VI

Possui mestrado em Urbanismo pelo PROURB / FAU da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialização em História pela Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro. Possui experiência na área de Arquitetura e Urbanismo e em projetos de Patrimônio... Histórico, com ênfase em Paisagismo e Jardins Históricos, atuando principalmente nos temas: paisagismo, história do paisagismo, patrimônio cultural, história dos jardins, história da arte, preservação do patrimônio cultural, arquitetura brasileira e preservação da arquitetura em Nova Friburgo. Dedica-se também às questões relacionadas com a melhoria do ensino de Educação Patrimonial em Nova Friburgo. Executor da Lei Municipal do Patrimônio Cultural de Nova Friburgo em 2009 e do Inventário dos Bens Culturais Históricos dos Municípios de Nova Friburgo e Duas Barras; Membro do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Nova Friburgo; e vice-presidente de Patrimônio do Nova Friburgo Country Clube. Possui cinco livros publicados: Barão de Nova Friburgo: Impressões, feitos e encontros, Chácara do Chalet: pequena história de um sonho, Os Clemente Pinto: Sob as asas da águia, Os Guinle: Do veraneio na serra à utopia do paraíso e Os Sócios: Herdeiros de um sonho. Foi Coordenador Técnico das Unidades Sesc Nova Friburgo e Quitandinha em Petrópolis, atualmente é Presidente da Fundação Dom João VI em Nova Friburgo.

Janaína Botelho

Coordenadora História e Memória

Janaína Botelho é formada em Direito e possui mestrado em História Social. Possui três livros publicados, todos sobre história e memória de Nova Friburgo. Janaína é professora das disciplinas de História Geral do Direito, História do Direito Brasileiro... e História da Alimentação. É membro da Academia Friburguense de Letras, Diretora de conteúdo da LUAU TV (Canal 5), Nova Friburgo, colunista do jornal A Voz da Serra e produtora de quatro programas na LUAU TV: Por Dentro da História; História e Memória; A Velha Nova Friburgo; Raízes da Terra.

Janinho Carvalho

Coordenador Relações Institucionais

Graduou-se pela Faculdade de Direito do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec/RJ). Atuou junto ao Souza Cescon Advogados — um dos principais escritórios de advocacia do país —, tendo participado de operações de relevância para o... mercado brasileiro, sobretudo nos setores de offshore, marítimo e construção civil. Exerceu a função de diretor de projetos em organização internacional do terceiro setor. Consultor nas áreas de Infraestrutura, Contratos e Financiamento de Projetos. É o responsável pela articulação institucional e internacional do Governo de Nova Friburgo.

Maria Fernanda Macedo

Coordenadora de Comunicação

É natural de Nova Friburgo. Jornalista formada pela Universidade Federa Fluminense (UFF), mestre em Comunicação e Cultura (UFRJ), possui ampla experiência no mercado de Comunicação e Cultura. Trabalhou com Comunicação na área de gastronomia... e.....cultura, foi assessora de imprensa da gravadora Som Livre, da Bienal Internacional do Livro Rio 2013 e trabalhou com conteúdo e comunicação no SESC, na Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, na Approach Comunicação, para a editora Rocco e para a Fundação Roberto Marinho, desenvolveu divulgação estratégica de produtos e equipamentos culturais (principalmente pela Approach Comunicação) e desenvolvimento de projetos. Em Nova Friburgo foi realizadora da primeira FLINF (Festa Literária de Nova Friburgo).

Mario Moreira

Coordenador Museus e Exposições

Mario Moreira nasceu em Nova Friburgo. Cursou a Escola Nacional de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), formando-se em 1985 bacharel em Comunicação Visual, atividade profissional que exerce desde então, juntamente com... ...as artes plásticas no Brasil e em Portugal, país onde residiu por 15 anos. Mario voltou a sua terra natal em 2006.Mario é licenciado em Artes Visuais e pós-graduado em Arteterapia. É professor de arte no Colégio Nossa Senhora das Dores e no curso de pedagogia da Universidade Cândido Mendes em Nova Friburgo. Como artista plástico explorou, desde muito cedo, vários caminhos e linguagens de expressão artística como o desenho, a pintura, a cerâmica, a assemblagem e o muralismo em espaços públicos. Participou de inúmeras exposições coletivas e individuais e tem trabalhos expostos em diversos espaços de arte, empresas e coleções particulares no Brasil e Portugal.

Renata de Rivera

Coordenadora Meu Bairro + 200

Renata de Rivera, empresária, gestora ambiental e de projetos, atua na implantação de projetos Socioambientais. Contratada pela empresa 3E Engenharia (Engenharia em Eficiência Energética), ocupando os cargos de Suporte, supervisora interina... (de 6 cidades) e analista, implantou em Nova Friburgo o projeto que reciclou mais de mil toneladas de resíduos sólidos e óleo vegetal. Associada a Fundação Natureza implanta há um ano o projeto de sua autoria, Meu Bairro Sustentável.

Depoimentos

"A Associação Comercial atua no projeto ‘Meu bairro + 200’. É com muita satisfação que a Acianf participa dessa iniciativa referente ao bicentenário de Nova Friburgo. Uma ação estruturante que leva cultura, empreendedorismo e capacitação para todos os distritos é um desejo antigo de nossa entidade e é uma grande alegria fazer parte dessa realização.”

Flávio Stern
Presidente da Associação Comercial de Nova Friburgo

Mídias sociais

  • Siga-nos: