Blog +200

A coordenadora do Programa Nova Friburgo 200 anos, Cristina Bravo, anos apresenta o projeto que vai muito além das comemorações da cidade. Deixar um legado de inovação, realização, parceria e envolvimento é o que move a primeira-dama, voluntária no programa de articulação, a se empenhar no bicentenário. Leia:

01 de fevereiro de 2018

Blog Nova Friburgo 200 anos: Como surgiu o Programa Nova Friburgo 200 anos e o que exatamente ele é?

Cristina Bravo A iniciativa surgiu da necessidade de se constituir uma equipe para cuidar dos festejos por conta do aniversário da cidade e especialmente para construir ações para o legado dos 200 anos de Nova Friburgo. O Programa foi concebido para ser uma ferramenta de articulação social para a construção e geração de oportunidades, que visam impulsionar o engajamento da população e a criação de novos canais de parceria governo-sociedade.

O Programa Nova Friburgo 200 anos está alinhado com projetos que visam à promoção do desenvolvimento local com base sustentável, ao fomento das vocações históricas, culturais e turísticas associadas à inclusão social, à valorização e dinamização de atividades produtivas, à geração de oportunidades, emprego e renda, à promoção de investimentos de infraestrutura econômica (com ênfase nas características de negócios de Nova Friburgo) e ainda possui um compromisso com a educação ambiental e a com a preservação do meio ambiente.

Blog PNF200: Como você está envolvida e qual é a sua contribuição efetiva, partindo da sua vida profissional?

Cristina Bravo Como mulher do prefeito, sou voluntária, e só aceitei realizar o trabalho por ser num projeto que considero o mais importante de minha vida: que vai contribuir com ações estruturantes, que acredito, poderão transformar as comunidades friburguenses, como o projeto Meu Bairro + 200. Amo Nova Friburgo, do fundo de meu coração, e dou o meu máximo para conciliar com a minha vida profissional e pessoal a fim de organizar um trabalho que traga um diferencial social, ambiental e de negócios para o município.

Trabalhei no serviço público e, como empresária, atuo nas áreas de treinamento em gestão e formação de lideranças, por isso acredito no aprimoramento profissional e no empreendedorismo social como forma de gerar desenvolvimento para as cidades. Considero de vital importância as ações que valorizam as raízes do município, porque assim elas serão absorvidas pela população.

Os gestores contemporâneos devem caminhar parceiros da iniciativa privada e devem criar facilitadores para que as pessoas montem os seus negócios. Vivemos um momento econômico muito delicado no país, com índices preocupantes de desemprego, sendo assim, o papel dos gestores públicos é incentivar parcerias efetivas que possam aquecer o ambiente de negócios identificados com as vocações econômicas do município.

Nova Friburgo é um pólo regional já que concentra um grande número de colégios, universidades, clínicas, bares e restaurantes, hotelaria, atrativos turísticos, além de possuir um comércio diversificado e serviços de qualidade. Além dos friburguenses, contamos com centenas de pessoas dos municípios vizinhos que consomem em nossa cidade , o que contribui significativamente para a economia local. O caminho a seguir é qualificar cada vez mais os serviços de atendimento e o aprimoramento contínuo dos produtos oferecidos para trilharmos o caminho do sucesso. É essencial que o poder público prepare a infra estrutura urbana da cidade e a mobilidade a fim de oferecer segurança para a população. Entendo que a saúde e a educação são as molas mestras para qualidade de vida de todos: a primeira pelo respeito e compromisso essencial do gestor público com o seus munícipes e a segunda pela importância primordial com a qualidade do processo educativo para crianças, jovens e para as futuras gerações.

Blog PNF200: Como foi pensada a estrutura do Comitê 200 anos, quais são os envolvidos e como atua?

Cristina Bravo O Comitê foi estruturado estando ligado à Secretaria de Governo da Prefeitura. Sou responsável pela coordenação geral e formamos uma equipe de profissionais que dará suporte a todo o trabalho, que não terminará em maio de 2018, mas que terá continuidade, principalmente por conta do tempo de maturação de cada projeto nos bairros e distritos.

O objetivo principal do Comitê Nova Friburgo 200 anos é promover o diálogo com os mais diversos segmentos representativos do município de forma a promover a sensibilização e o compromisso para a realização de projetos identificados com o município. O trabalho ainda pretende restabelecer, de forma permanente, diálogos com a população, com o objetivo de garantir a sua efetiva participação no processo de implementação das políticas públicas. Para tal, um dos núcleos de atuação será o fortalecimento de ações sustentáveis nos bairros e distritos.

O Comitê busca nas parcerias público-privadas, emendas parlamentares, junto à agências nacionais e internacionais de financiamento e cooperação, ONG´s, Universidades e com a iniciativa privada, a efetivação de muitos projetos e ações constantes em seu escopo de trabalho para a construção do legado dos próximos 200 anos de Nova Friburgo.

Queremos mostrar que é possível sim, caminhar parceiros das entidades representativas dos segmentos produtivos do município, promover diálogos permanentes com os mais variados setores da sociedade para que cada um possa presentear a cidade com ações, identificadas com suas atuações e que venham a acrescentar o diferencial competitivo e o fortalecimento de nossa cidade no cenário nacional.

PNF200: Como foram elencados os eixos principais que o Programa pretende seguir e por quê?

Cristina Bravo O Comitê 200 Anos é formado por profissionais de diversas áreas atuantes em suas especialidades: historiadores, professores, artistas, jornalistas, gestores e atores sociais convidados pela Prefeitura. Estamos debruçados na construção de todas as ações dos núcleos de atuação e o calendário de atividades será divulgado em breve.

Foram formatados seis eixos de atuação: a Coordenação Geral e Relações Institucionais, que vai cuidar da Interlocução com agentes públicos e privados de Nova Friburgo e de outras localidades para a realização de projetos identificados com as vocações do município; O Mais Verde, com foco na eduação ambiental, na preservação do ambiente, através de reflorestamento e replantio , da revitalização dos parques e praças; o Meu Bairro + 200, que possui foco na sustentabilidade, o Nossa Cultura, que compreende História e Memória com fomento das vocações: históricas, culturais, turísticas e artíticas, com foco na criação, adequação e viabilização de espaços culturais, para curadoria e prospecção de acervo para museus do eixo central da cidade; Nossos Projetos, para preparação e lançamento do edital público para projetos de iniciativa civil e projetos de especiais das secretarias municipais, o núcleo de Comemorações, para cuidar dos eventos e celebrações do bicentenário, e Comunicação, para divulgação e diálogo do Programa.

Blog PNF200: Como os projetos e propostas de parceria poderão ser apresentados?

Cristina: Estamos finalizando um edital que estará disponível no site oficial e que irá conter as orientações para o encaminhamento dos projetos.

PNF200: Qual o principal legado que o Programa Nova Friburgo 200 anos pretende deixar para a cidade?

Cristina: Como os eixos do trabalho são todos baseados na descentralização das ações, o nosso principal objetivo é conquistar a confiança da população para que possa se engajar no cuidado da nossa cidade.

O Programa visa criar facitadores na comunicação e nos processos, ouvir as demandas da população, criar canais de comunicação para o acompanhamento sistemático das ações da municipalidade, definindo assim as ações prioritárias e elencando também agentes multiplicadores nas comunidades, que acompanharão as ações e que serão o contato para o monitoramento dos trabalhos.

Quanto aos equipamentos históricos e culturais do centro da cidade, vamos dar início às reformas e readequações dos mesmos para abrí-los para a população como centros de memória e espaços de apresentações culturais.

Também estamos preparando produtos culturais e educacionais que reafirmem a importância da trajetória histórica do município, que possam ser utilizados como ferramentas de aprendizado sobre Nova Friburgo.

Depoimentos

"A Associação Comercial atua no projeto ‘Meu bairro + 200’. É com muita satisfação que a Acianf participa dessa iniciativa referente ao bicentenário de Nova Friburgo. Uma ação estruturante que leva cultura, empreendedorismo e capacitação para todos os distritos é um desejo antigo de nossa entidade e é uma grande alegria fazer parte dessa realização.”

Flávio Stern
Presidente da Associação Comercial de Nova Friburgo

Mídias sociais

  • Siga-nos: